Valores de curvatura da estrada na Índia de acordo com o IRC

Valores de cambagem da estrada na Índia de acordo com o IRC | Valores de IRC para camber | curvatura na estrada é prevista | valor de curvatura para pavimento de concreto de cimento é | qual é a forma da curvatura para pavimento de concreto de cimento | qual curvatura você adotará para a estrada de concreto de cimento | qual curvatura você adotará para estrada betuminosa.

Existem vários tipos de estradas no mundo construídas pelo governo central e estadual em áreas urbanas e rurais, como rodovia nacional (NH), rodovia estadual (SH), MDR (estrada principal do distrito), ODR (outra estrada distrital) e estrada da vila (VR). Será construído em área plana ou montanhosa íngreme e montanhosa. Geralmente a estrada nacional construída pelo governo central é composta por 2 pistas, 3 pistas, 4 pistas e 6 pistas. Rodovia estadual, MDR, ODR e estrada de vila construídas pelo Governo do Estado consistem em pista única, 2 pistas, 3 pistas e 4 pistas.

  Valores de curvatura da estrada na Índia de acordo com o IRC
Valores de curvatura da estrada na Índia de acordo com o IRC

Na Índia, o departamento de construção de estradas criou o Indian Road Congress (IRC). O Indian Roads Congress (IRC) é o Apex Body of Highway Engineers no país que dá as diretrizes, regras e regulamentos de vários tipos de contração de estradas. Ele é atualizado várias vezes com novas diretrizes. Na Índia, todos os assuntos relacionados ao desenho geométrico e estrutura são tratados de acordo com o IRC (Indian Road Congress).



Os principais componentes da rodovia ou via expressa são o direito de passagem, largura da via, curvatura ou inclinação da estrada, acostamento, margem da estrada, separador de tráfego e meio-fio. A área do terreno necessária para a estrada ao longo de seu alinhamento é denominada como direito de passagem (RoW).

Neste artigo conhecemos o valor do IRC para o arqueamento, qual o tipo de arqueamento adequado para betão cimento ou estrada betuminosa e a forma do arqueamento previsto na auto-estrada.

Camber é definido como a inclinação da estrada fornecida à superfície da estrada na direção transversal para drenar o dreno da superfície e a água da chuva da superfície da estrada e também garantir que os veículos sejam regulados com segurança para a faixa adequada. Também é conhecido como a inclinação transversal da estrada. É geralmente expresso em fração e em porcentagem, como 1 em n ou X%.

Objetivos principais e finalidade de fornecer curvatura na estrada para que os veículos sejam regulados para as faixas adequadas, escoando o dreno superficial e as águas pluviais da superfície da estrada e, portanto, tornando-a mais durável. Também ajuda na proteção do subleito por meio de drenagem adequada e, portanto, torna a superfície da estrada ou pavimento mais impermeável e secagem rápida do pagamento, o que, por sua vez, aumenta a segurança.

Geralmente existem três tipos de cambagem é fornecida em todos os tipos de estrada aqueles que são feitos de cimento estrada de concreto, estrada betuminosa, estrada de cascalho e estrada de terra. Três tipos de curvatura são a curvatura reta, a curvatura parabólica e a curvatura mista. É categorizado de acordo com a forma.

Normalmente, a curvatura ou inclinação da estrada é fornecida na estrada reta, elevando o centro da faixa de rodagem em relação à borda e formando o ponto mais alto no centro. A inclinação reta da curvatura é mais fácil de ser lançada, mantida e adotada em caso de pavimento de concreto cimentício Rodoviário. Assim, a forma de curvatura para pavimento de concreto de cimento é inclinação de curvatura reta.

A curvatura da forma parabólica é difícil de construir, moldar e manter. Tem bordas mais íngremes que dificultam a condução. No entanto, o pavimento betuminoso é fornecido com curvatura parabólica ou curvatura mista para melhor drenagem da água. Assim, a forma de curvatura para pavimento betuminoso ou pavimento de cascalho, pavimento de terra é inclinação de curvatura parabólica. Portanto, a curvatura mais adequada e adotada para a estrada betuminosa é a curvatura parabólica.

Valores de curvatura da estrada na Índia de acordo com o IRC

Inclinação da estrada ou valores de curvatura dependendo dos tipos de estrada, como NH/SH pavimento de concreto betuminoso/cimento, estrada de superfície betuminosa fina, W B N, estrada de cascalho, estrada de terra e também depende de chuvas fortes e áreas de chuva leve.

Na Índia, de acordo com as regras e diretrizes recomendadas pelo Indian Road Congress (IRC), os valores ideais e padrão de curvatura ou inclinação da estrada para rodovia nacional e estadual Concreto betuminoso/cimento Estrada ou pavimento varia entre 1,7% a 2% (1 em 60 a 1 em 50) de acordo com as áreas de chuvas fortes e leves. 2% a 2,5% (1 em 50 a 1 em 40) inclinação de curvatura é adotada para estradas betuminosas finas. 2,5% a 3% (1 em 40 a 1 em 33) inclinação de curvatura é adotada para WBM, estrada de cascalho. 3% a 4% (1 em 33 a 1 em 25) inclinação da curvatura é adotada para a estrada de terra.

LEIA TAMBÉM:-

Largura da estrada de 4 pistas na Índia conforme IRC

Largura da estrada de 2 (duas) faixas na Índia conforme IRC

Largura da estrada de 3 pistas na Índia conforme IRC

Largura da estrada nacional na Índia conforme IRC

Superelevação máxima e mínima na estrada conforme IRC

Os valores ideais e padrão recomendados de curvatura para inclinação da estrada para diferentes tipos de estrada conforme IRC de acordo com as áreas de chuva forte e leve são os seguintes: -

● Valor de curvatura para estrada/estrada de concreto de cimento em áreas de chuva forte - 2% (1 em 50)

● Valor de curvatura para estrada/estrada de concreto de cimento em áreas de chuva leve – 1,7% (1 em 60)

● Valor de curvatura para estrada/estrada betuminosa em áreas de chuva forte - 2% (1 em 50)

● Valor de curvatura para estrada/estrada betuminosa em áreas de chuva leve – 1,7% (1 em 60)

● Valor de curvatura para estrada/pavimento betuminoso fino em áreas de chuva forte - 2,5% (1 em 40)

● Valor de curvatura para estrada/pavimento betuminoso fino em áreas de chuva leve - 2% (1 em 50)

● Valor de curvatura para WBN, estrada/pavimento de cascalho em áreas de chuva forte - 3% (1 em 33)

● Valor de curvatura para WBN, estrada/pavimento de cascalho em áreas de chuva leve - 2,5% (1 em 40)

● Valor de curvatura para estrada/pavimento de terra em áreas de chuva forte - 4% (1 em 25)

● Valor de curvatura para estrada/pavimento de terra em áreas de chuva leve – 3% (1 em 33).

Postagens mais importantes:―

  1. Largura do direito de passagem (RoW) na Índia conforme IRC
  2. Largura do acostamento da estrada na Índia conforme IRC
  3. Largura da estrada nacional na Índia conforme IRC
  4. Largura da estrada na Índia conforme IRC
  5. Largura da estrada de 3 pistas na Índia conforme IRC