Qual é a trabalhabilidade do concreto | teste, definição, melhoria e significado | qual é a trabalhabilidade do concreto? trabalhabilidade da definição do concreto। trabalhabilidade do concreto medida por। Tipos de trabalhabilidade Trabalhabilidade do teste e melhoria do concreto
A trabalhabilidade é a propriedade das misturas de concreto fresco pela virtude de poder ser facilmente misturada, transportada, compactada e acabada com mínima perda de homogeneidade que impacta diretamente na resistência, qualidade, aparência e até mesmo no custo de mão de obra para colocação e acabamento,
Também é descrito em palavras simples, trabalhabilidade significa a facilidade de colocação, concreto compactado e trabalhável significa que a capacidade do concreto pode ser colocada e pode ser facilmente competada sem qualquer sangramento e segregação.
Relativamente, fornece resistência suficiente e longa durabilidade para a estrutura de concreto, a trabalhabilidade é relevante na relação de cimento, a trabalhabilidade aumenta e a resistência diminui.
A trabalhabilidade do concreto é um termo amplo que é amplamente utilizado e influenciado por vários fatores como relação A/C, relação A/C, tamanho e forma do agregado.
Todos os tipos de concreto em diferentes trabalhos como construção de estradas, fundação leve, sondagem, construção de massa pesada, tabuleiro de ponte, vigas, laje, coluna e muro de contenção para trabalhabilidade desejada não é o mesmo que depende de dois fatores: tamanho da seção, quantidade e espaçamento do reforço e processo de compactação.
Em relação a este, “qual é a trabalhabilidade do concreto”, a trabalhabilidade do concreto é uma propriedade do concreto recém-misturado que está realizando fácil colocação e compactado com mínima perda de homogeneidade, de acordo com boa trabalhabilidade ou trabalhabilidade desejada é maior resistência e boa aderência com aço de reforço no projeto do concreto e que pode ser facilmente deslocado, colocado e consolidado de forma eficiente, resulta em um projeto de concreto de qualidade com longa vida útil.
Em relação a este “trabalhabilidade da definição concreta”, a trabalhabilidade do concreto é definida como a quantidade de trabalho interno útil necessário para ser feito pelo concreto para ativar a compactação total.
Fatos básicos e definição sobre trabalhabilidade do concreto de acordo com dois testes de laboratório padrão que seguem as diretrizes específicas-
De acordo com ASTM -C125-93 - trabalhabilidade do concreto é manipular uma quantidade de concreto recém-misturado com perda mínima de homogeneidade.
De acordo com a ACI-116R-90 – trabalhabilidade do concreto é a propriedade do concreto recém-misturado que determina a facilidade e homogeneidade com que ele pode ser misturado, colocado, consolidado e acabado.
A trabalhabilidade do concreto é de três tipos com base no manuseio, colocação e compactado que é 1) concreto não trabalhável, 2) concreto de trabalhável médio e 3) concreto altamente trabalhável.
Concreto impraticável é definido como aquele concreto que é duro, difícil de misturar manualmente, com relação água-cimento inferior a 0,4, difícil de manter a homogeneidade com que pode ser misturado, colocado, consolidado e compactado devido ao fato de alta segregação do agregado como cimento colar não é propriedade de aderência ao agregado.
O concreto médio trabalhável é relativamente fácil de colocar e compactar sem segregação e perda de homogeneidade, este tipo de concreto é utilizado em obras de construção leve com relação A/C de 0,4 a 0,55.
O concreto altamente trabalhável é o concreto recém-misturado, que pode ser facilmente manuseado, misturado, colocado e compactado. Este tipo de betão flui facilmente e assenta sem muito esforço, a relação A/C é superior a 0,55, este betão compacto por si próprio é um betão auto adensável, por isso muito fácil de manusear, misturar, colocar e consolidar.
A trabalhabilidade é relevante para a relação água-cimento, ela aumenta à medida que a relação água-cimento aumenta e a resistência diminui. A trabalhabilidade do concreto é diretamente proporcional à relação água-cimento, à medida que a relação água/cimento aumenta, aumenta gradualmente a trabalhabilidade. A trabalhabilidade do concreto é inversamente proporcional à resistência, pois à medida que a trabalhabilidade aumenta, a resistência diminui gradualmente.
Os fatores que afetam a trabalhabilidade são os seguintes: -
1. teor de água - quanto maior o teor de água por metro cúbico de concreto, maior será a trabalhabilidade. Somente a adição de água ao concreto não afeta sua trabalhabilidade, reduz sua resistência. Para aumentar a trabalhabilidade, o conteúdo de cimento também deve ser aumentado na mesma proporção de água.
2. Relação agregado/cimento- quanto maior a relação agregado/cimento, mais magro o concreto e menor a trabalhabilidade, e menor relação agregado/cimento dá melhor trabalhabilidade.
3. tamanho do agregado - quanto maior o tamanho do agregado, maior será a trabalhabilidade, e agregados de tamanho pequeno resultam na formação de concreto menos trabalhável.
4. A forma do agregado - agregado arredondado ou cúbico torna a mistura de concreto forte em comparação com o agregado angular, alongado ou em flocos. Isso significa que os agregados angulares e ásperos reduzem a trabalhabilidade, a descamação e o alongamento também reduzem a trabalhabilidade e os agregados arredondados e lisos aumentam a trabalhabilidade.
5. agregados bem graduados com conteúdo menos amplo, oferece maior trabalhabilidade
6. aditivos - aditivos podem aumentar a trabalhabilidade
7. A superfície áspera do agregado requer mais cimento para produzir uma mistura de concreto trabalhável e fornecer uma melhor aderência do que o agregado com uma superfície lisa
8. diminui o sangramento e a segregação é mais trabalhável do concreto, também aumenta a durabilidade, mas diminui a resistência.
9. O tempo de trânsito é inversamente proporcional à trabalhabilidade do concreto.
◆Você pode me seguir no Facebook e Assine nosso YouTube Canal
Você também deve visitar: -
1) o que é concreto e seus tipos e propriedades
2) cálculo da quantidade de concreto para escada e sua fórmula
Trabalhabilidade do concreto medida por três métodos de ensaio que são os seguintes – 1) teste de abatimento em concreto, 2) teste de fator de compactação e 3) teste de consistômetro Vee-bee.
Qual é a queda no concreto?:- o teste de abatimento do concreto é um método de campo que mede a trabalhabilidade do concreto. É teste no local. Este teste é realizado para testar a consistência do concreto recém-misturado em um lote específico. Este teste não fornece medidas diretas de trabalhabilidade.
O teste de abatimento de concreto ou teste de cone de abatimento é amplamente utilizado devido à simplicidade do aparelho necessário e ao procedimento de teste. O teste de abatimento serve para determinar a consistência da mistura de concreto fresco preparada no laboratório ou no canteiro de obras durante o andamento da obra, não demonstrando diretamente a trabalhabilidade.
Os aparelhos para teste de abatimento de concreto são os seguintes: -
1. Cone de queda ou molde com diâmetro superior 100mm, diâmetro inferior 200mm e altura 300mm
2. Haste de compactação padrão com diâmetro 16cm e comprimento 60cm.
3. Placa de base não porosa
4. Escala de medição
Procedimento de teste de abatimento de concreto - teste de abatimento de concreto é muito simples de procedimento.
1. Primeiro mate a superfície interna do molde vazio e depois aplique óleo nele.
2. Coloque o molde em uma placa de base horizontal não porosa
3. Preencha o cone de queda com concreto em 4 camadas aproximadamente iguais
4. Compacte cada camada com a estrada de temperatura padrão de 25 cursos bye
5. Remova o excesso de concreto e nivele o topo
6. Limpe a água com folhas entre a placa de base e o molde
7. Levante o molde do concreto imediatamente e remova-o completamente lentamente
8. Mede a diferença entre a altura do cone de abatimento e a altura da amostra sendo o valor de abatimento.
Tipos de teste de slump- Inicialmente o cone de slump levantado, o formato da amostra depende da relação água-cimento. Devido ao fato de que o abatimento de teste considerou colapso, abatimento tipo cisalhamento, abatimento verdadeiro e abatimento zero.
O valor de abatimento para concreto é o espaço entre o topo do cone de abatimento e o concreto afundado. Mede a diferença entre a altura do cone de queda e a altura da asa do corpo de prova testada é o valor de queda. Valores de abatimento recomendados pelo teste de abatimento para diferentes misturas de concreto.
Tipos de concreto Valor de quedas em mm
● Construção em massa pesada: 25-50 mm
● Pavimentos: 20-30 mm
● Plataformas da ponte: 25-75 mm
● levemente reforçado: 25-75 mm
● pisos: 25-75 mm
● revestimento do canal. : 25-75 mm
● sapatas de tira: 25-75 mm
● Seções fortemente reforçadas. : 50-100 milímetros
● Vigas: 50-100 mm
● lajes. : 50-100 milímetros
● coluna: 50-100 mm
● Concreto bombeado. : 50-100 milímetros
● trabalho de forma deslizante. : 50-100 milímetros
● muros de contenção: 75-150 mm
● Membro vertical fino: 75-150 mm
Qual é o valor ideal da queda? O valor de abatimento do concreto é adequado para trabalhabilidade média a alta com valor de abatimento de 25 mm a 125 mm e consideramos duas amostras de caso seco e caso úmido, o valor ideal de abatimento será de 25 a 50 mm (1-2 pol.) amostra e 150-175 mm (6-7 polegadas) no caso de amostra molhada.
Nesse sentido, o teste do fator de compactação é a medida do teste de trabalhabilidade para a conduta do concreto em laboratório desenvolvido pelo laboratório de pesquisa de estradas no Reino Unido e utilizado para determinar a trabalhabilidade do concreto.
Este ensaio é utilizado para concretos de baixa trabalhabilidade para os quais não é realizado o ensaio de abatimento suficientemente sensível para permitir que o valor do fator de compactação varie de 0,7 a 0,95.
O teste do fator de compactação requereu os seguintes aparelhos: - 1) Talheres (15,2 cm de comprimento), 2) Uma haste de aço (1,6 cm de diâmetro e 61 cm de comprimento) e 3) Balança.
1. A amostra de concreto é colocada na tremonha superior
2. A tremonha superior é aberta, a amostra cai na tremonha inferior, enchendo-a até transbordar.
3. A amostra cai no cilindro e o excesso de cimento é removido do topo do cilindro com a ajuda de uma espátula
4. Em seguida, limpe a superfície externa do cilindro, o cilindro é pesado e é registrado como peso de concreto parcialmente compactado.
5. O cilindro é novamente preenchido com concreto em camadas. Cada camada é totalmente compactada com haste de rosqueamento.
6. O cilindro é novamente pesado depois de limpar e limpar a superfície externa do cilindro.
7. O fator de compactação é calculado a partir da fórmula
Fator de compactação= peso do concentrado parcialmente compactado/peso do concentrado totalmente compactado.
Trabalhabilidade do concreto e fator de compactação próximos um do outro e dão a ideia de resistência
1. Fator de compactação:- 0,75 a 0,80 grau de trabalhabilidade – muito baixo
2. Fator de compactação:- 0,87 grau de trabalhabilidade – baixo
3. Fator de compactação:- 0,935 grau de trabalhabilidade- médio
4. Fator de compactação:- 0,96. grau de trabalhabilidade - alto
Em relação a isso, o teste de consistômetro de abelha Vee, este é um bom teste de laboratório que é usado principalmente para boas misturas secas, também é usado para baixa concentração com baixa trabalhabilidade para abatimento limitado ao valor de 50 mm. Este ensaio realiza a compactação do concreto recém-misturado e a medição do esforço relativo para alterar a massa do concreto de uma forma definida para outra.
1. Consistômetro de abelha em V, mesa vibratória com comprimento de 380 mm, largura de 260 mm e altura de 260 mm.
2. Cone de queda de metal, recipiente cilíndrico de pesagem
3. Haste e espátulas de soco de ferro padrão
4. Funil e manga guia
1. O concreto é preenchido no cone de chapa metálica.
2. Piloto da placa de vidro colocada em posição, ela está tocando o topo do concreto
3. As ações vibratórias são submetidas ao cone de concreto, iniciando o vibrador
4. A vibração é até que a superfície de concreto fique horizontal, o tempo necessário para atingir a superfície horizontal é anotado, o grau de trabalhabilidade e o tempo em segundos.
O grau de trabalhabilidade em relação ao consistômetro Vee bee fornece o valor do tempo de alcance que é necessário em segundos, como segue
1. Grau de Trabalhabilidade-: muito baixo, tempo em segundos – 20-40 segundos
2. Grau de Trabalhabilidade-: baixo, tempo em segundos – 10-20 segundos
3. Grau de Trabalhabilidade-: médio, tempo em segundos – 7-10 segundos
4. Grau de Trabalhabilidade-: alto,. tempo em segundos – 3-7 segundos
5. Grau de Trabalhabilidade-: muito alto, tempo em segundos- 1-3 segundos
Em relação a isso, “quais são os fatores que melhoram a trabalhabilidade do concreto”?, a melhoria da trabalhabilidade do concreto depende de vários fatores, a trabalhabilidade do concreto melhorada pelos seguintes fatores: -
1. Para usar a forma cúbica arredondada do agregado e a forma lisa do agregado, melhorar a trabalhabilidade do concreto.
2. A forma alongada e escamosa do agregado não é usada na estrutura da construção.
3. Para usar o tamanho maior do agregado
4. Aumentar a relação água/cimento melhora a trabalhabilidade do concreto
5. Use os aditivos
6. Diminua a relação agregado/cimento
7. A adição de aditivos melhora a trabalhabilidade do concreto
8. Adição de agregado não poroso
9. Use as misturas de incorporação de ar
10. Usar agregados bem graduados.
Com relação a isso, a trabalhabilidade do concreto é diretamente proporcional à relação água-cimento, pois aumenta relativamente a relação água-cimento que aumenta a trabalhabilidade na mesma proporção e diminui a relação água-cimento que diminui a trabalhabilidade do concreto.
Com relação a isso, a trabalhabilidade do concreto é inversamente proporcional ao tempo de trânsito, pois um longo tempo de trânsito afeta a trabalhabilidade do concreto e também a trabalhabilidade do concreto inversamente proporcional à resistência do concreto, pois o aumento da trabalhabilidade leva a diminuição da resistência e redução da trabalhabilidade aumenta a resistência .
Com relação a isso, a relação resistência do concreto e trabalhabilidade, a resistência do concreto é a propriedade vital da trabalhabilidade para a estrutura da construção, a capacidade do concreto fresco de conter a maior densidade ou compactação à densidade máxima é possível com uma quantidade razoável de estrutura de construção de trabalho. do concreto depende da relação água-cimento, um aumento da relação água-cimento indica uma diminuição da resistência à compressão do concreto e aumento da trabalhabilidade do concreto.
Por outro lado a resistência à compressão do concreto é diretamente proporcional ao tempo de trânsito, quanto maior o tempo de construção da estrutura aumenta a resistência do concreto e afeta inversamente a trabalhabilidade do concreto.