Tensões de compressão e tração em membros estruturais

Tensões de compressão e tração em membros estruturais, oi pessoal neste artigo sabemos sobre tensões de compressão e tração em membros estruturais sabemos que no projeto de construção temos vários membros estruturais importantes como projeto de pilar, projeto de viga, projeto de laje e se as treliças são fornecidas para laje inclinada. Portanto, temos muitos membros estruturais como coluna, viga, laje e treliças.





Estes são membros estruturais influenciados por vários tipos de forças que atuam sobre ele que causam o desenvolvimento de tensões como tensão de compressão e tensão de tração. A força de compressão agindo no membro estrutural resultando em tensão de compressão que comprime um membro ou o comprime e a força de tração agindo no membro estrutural é o desenvolvimento de tensão de tração que puxa os membros da estrutura em tração. Agora vamos discutir sobre o desenvolvimento de tensão de compressão e tensão de tração em diferentes membros estruturais.

◆Você pode me seguir no Facebook e Assine nosso YouTube Canal



Você também deve visitar: -

1) o que é concreto e seus tipos e propriedades



2) cálculo da quantidade de concreto para escada e sua fórmula

  Tensões de compressão e tração em membros estruturais
Tensões de compressão e tração em membros estruturais

O que é estresse e seus tipos

  Tensões de compressão e tração em membros estruturais
Tensões de compressão e tração em membros estruturais

A tensão representa a ação da força ou momento em diferentes tipos de membros estruturais, resultando e desenvolvendo uma tensão que puxa ou empurra o membro da estrutura na direção para fora ou para dentro, respectivamente. A tensão desenvolvida no elemento estrutural é denotada por ( f ) e é a razão entre a força aplicada (P) e a área (A) da seção transversal de um elemento estrutural.



Stess = Força de atuação/Área

f = P/A e medido em N/m2

Existem dois tipos de estresse uma é tensão negativa que é tensão de compressão e a segunda é tensão positiva que é tensão de tração.



1) Estresse compressivo : este tipo de estresse é representado por fc. Se as forças de compressão que atuam em um membro da estrutura resultam em tensão de compressão que empurra ou comprime a estrutura por ambas as extremidades na direção para dentro, essa diminuição resultante no comprimento é conhecida como tensão de compressão e tensão de compressão é espremer um membro.

A tensão de compressão (fc) é medida pela razão entre a força de compressão aplicada (Pc) e a área (A) da seção transversal de um membro da estrutura.

Tensão de compressão = força de compressão/Área



fc = Pc/A e é medido em N/m2

Por que a tensão de compressão é considerada negativa

A força de compressão que atua nos membros da estrutura resulta em tensão de compressão que comprime a estrutura e diminui seu comprimento, por isso a força de compressão é tomada como negativa e vice-versa também a tensão de compressão é negativa.



Há diminuição no comprimento (deformação) de um membro da estrutura devido à tensão de compressão ser tomada como negativa. Assim, a tensão de compressão resulta na diminuição do comprimento do membro se o comprimento original for l e a mudança no comprimento for ∆l tomado negativo então

Tensão compressiva fc = (_ P)/A ——-(eq1)



Tensão = mudança no comprimento/comprimento original

Deformação = ( _ ∆l)/l ———-( eq2)

Propriedades da tensão de compressão

Ao desenvolver o membro da estrutura de tensão de compressão, flambou ou esmagou e será frágil e deformado. O fenômeno de flambagem ocorre apenas quando um membro da estrutura é aplicado apenas à tensão de compressão e o membro da estrutura não possui propriedades de ductilidade no caso de tensão de compressão. E a flambagem não ocorre quando um membro da estrutura é submetido a tensão de tração.

dois) Estresse de tração : este tipo de tensão é representado por ft. Se as forças de tração que atuam em um membro da estrutura resultantes da tensão de tração que puxam ou esticam a estrutura por ambas as extremidades na direção para fora, o que resulta em aumento do comprimento é conhecido como tensão de tração e tensão de tração (ft) é medido pela razão entre a força de tração aplicada (Pt) e a área (A) da seção transversal de um membro da estrutura.

Tensão de tração = força de tração/área

ft = Pt/A e é medido em N/m2

Por que a tensão de tração é considerada positiva

A força de tração que atua nos membros da estrutura resulta em tensão de tração que puxa a estrutura na direção externa e se alonga em seu comprimento, é por isso que a força de tração é considerada positiva e vice-versa também a tensão de tração é positiva. Há um aumento no comprimento (deformação) de um membro da estrutura devido à tensão de tração é considerada positiva.

Assim, a tensão de tração resulta no aumento do comprimento do membro .se o comprimento original é l e a mudança no comprimento é ∆l tomado positivo então

Tensão de tração ft = (+ P)/A ——-(eq1)

Tensão = mudança no comprimento/comprimento original

Deformação = ( + ∆l)/l ———-( eq2)

Propriedades de tensão de tração

A tensão de tração junto com a tensão de compressão causa momento fletor. Esse tipo de força de tração e força de compressão é aplicado em um membro da estrutura que resulta em tensão de flexão que é uma combinação de tensão de tração e tensão de compressão. Assim, a tensão de flexão é a flexão resultante de um membro de estrutura com propriedades de ductilidade e este tipo de membro de estrutura não quebra.

Tipos de membros de uma estrutura na construção

De acordo com o desenvolvimento de tensão de compressão, tensão de tração e tensão de flexão em diferentes membros da estrutura em edifícios como coluna, viga, laje e treliças, é categorizado em três tipos

1) número estrutural compressivo

2) Membro estrutural de flexão

3) Membro estrutural axilar

O que é membro de estrutura compressiva

Por que a coluna é o número da estrutura compressiva

  Tensões de compressão e tração em membros estruturais
Tensões de compressão e tração em membros estruturais

Sabemos que todo o resumo de carga de construção finalmente se transfere para a coluna ao leito de solo. Todas as cargas horizontais da laje uniformemente distribuídas e transferidas para a viga e todas as cargas horizontais que atuam sobre ela são transferidas verticalmente para o pilar. coluna e seu contador de força interna com carga vertical e atuando no sentido ascendente que também tentam comprimir a coluna do membro da estrutura no sentido ascendente.

Assim, o membro da estrutura da coluna é comprimido por ambas as extremidades, assim uma extremidade é comprimida na direção descendente pela carga vertical agindo sobre ela e a segunda extremidade é comprimida pela resistência da coluna e sua força interna na direção ascendente. Assim, por que a coluna está atuando como único membro da estrutura compressiva com propriedades de flambagem.

O que é membro de estrutura de flexão

  Equação de definição de momento fletor Cálculo e diagrama
Flacidez momento fletor positivo
  Equação de definição de momento fletor Cálculo e diagrama
Momento fletor Hogging

Por que viga e laje é membro da estrutura de flexão

Diferentes tipos de lajes e vigas são agrupados na categoria de membro estrutural de flexão. Quando as cargas vivas e mortas atuam na laje que se transferem para a viga, resultando no momento fletor e na flexão da laje e da viga que mostra concavidade na direção descendente e convexidade na direção ascendente.

A concavidade para baixo é conhecida como flacidez que é o momento fletor positivo que possui zona de compressão no topo da laje e viga que é feita apenas de concreto na laje e menor quantidade de armadura na viga. e zona de tração no fundo da laje e viga que é feita de armadura de concreto. E há eixo neutro entre o centróide da zona de compressão e a zona de tensão de onde o momento fletor é zero. O momento fletor é resultado de ambos os tipos de tensão de compressão e tensão de tração, por isso a estrutura da laje e da viga é colocada na categoria de número de estrutura de flexão.

O que é membro de estrutura axial

Por que as treliças são membros de estrutura axial

  Qual é a diferença entre coluna e Strut
Strut é membro de compressão de treliças

As treliças são típicas da estrutura composta por vigas, postes e suportes que suportam o telhado em edifícios, pontes e outras estruturas. Quando a carga axial está agindo na junta das treliças do que as treliças atuam como estabilidade geométrica inerente do triângulo para distribuir uniformemente o peso e lidar com a mudança de tensão e compressão e as treliças usam uma teia de triângulo que é escora são unidas de modo que a pressão e a tensão sejam aplicadas até o ponto de canto de cada triângulo aproveitar sua estabilidade para suportar uma estrutura evitando qualquer flexão e flambagem da estrutura.

Ao conectar uma série de treliças e uma enorme quantidade de peso pode ser transferida com segurança para a viga e a parede de suporte de carga sem causar flexão e flambagem, é por isso que as treliças são colocadas na categoria de membro da estrutura axial do edifício.

Postagens mais importantes:―

  1. Tamanho padrão de escadas para edifícios residenciais e comerciais
  2. Areia de construção perto de mim, entrega, cor e 25kg ou saco a granel
  3. Quantos sacos de cimento de 25kg em um palete
  4. Custo de construção de casa de 150 gaj na Índia com materiais
  5. Qual é a distância mínima e máxima entre duas colunas