Superelevação máxima e mínima na estrada conforme IRC

Superelevação máxima e mínima em estrada segundo IRC | o que é superelevação na estrada | definição de superelevação | superelevação máxima para terreno plano, ondulado, urbano, com neve e montanhoso | superelevação mínima na estrada.

Quando qualquer veículo motorizado, como caminhões, ônibus, motocicletas e outros, está se movendo horizontalmente em uma superfície curva de estrada ou pavimento, eles experimentam uma força externa conhecida como força centrífuga. A fim de neutralizar o efeito da força centrífuga que atua nas rodas do veículo, a borda externa do pavimento ou estrada é elevada em relação à borda interna da estrada. Esta inclinação transversal proporcionada à superfície do pavimento ou estrada é conhecida como superelevação. Também é conhecido como Cant ou Banking.

  Superelevação máxima e mínima na estrada conforme IRC
Superelevação máxima e mínima na estrada conforme IRC

A superelevação na estrada é definida como a inclinação transversal fornecida à parte da curva da estrada na qual a borda externa da estrada ou pavimento é elevada em relação à borda interna. Assim, proporciona uma inclinação transversal em toda a extensão da curva da estrada para garantir a passagem segura de veículos em movimento rápido sem capotamento e derrapagem.



Geralmente a superelevação na estrada é denotada por “e” e é expressa como a razão entre a altura da borda externa da estrada ou pavimento em relação à borda interna e a largura horizontal. Assim, a fórmula para o cálculo da superelevação na estrada é e = subida/corrida = TanΘ.

O principal objetivo e propósito de fornecer superelevação na estrada é ajudar os veículos em movimento rápido a passar com segurança pela porção curva da estrada com estabilidade sem capotamento e derrapagem, para neutralizar o efeito da força centrífuga que atua nas rodas dos veículos em movimento e evitar danos efeito na superfície da estrada devido à distribuição inadequada de carga na estrada.

Superelevação máxima e mínima na estrada conforme IRC

Na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do Indian Road Congress (IRC), geralmente a superelevação máxima na estrada é de 1 em 15 a 1 em 10 (7% a 10%) e o mínimo é cerca de 1 em 50 a 1 em 25 (2 % a 4%) fornecido em superfície curva de estrada ou pavimento

Superelevação máxima na estrada conforme IRC:- na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do Indian Road Congress (IRC), geralmente a superelevação máxima na estrada é de 1 em 15 ou 4° ou 7% prevista para terreno plano, ondulado e área com neve. Para estradas de terreno montanhoso que não são limitadas por neve, a superelevação máxima é de cerca de 1 em 10 ou 10% é permitida e para estradas urbanas é de cerca de 1 em 25 ou 4% é permitido.

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Superelevação mínima na estrada conforme IRC:- na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do Indian Road Congress (IRC), geralmente a superelevação mínima na estrada é de 1 em 50 a 1 em 25 (2% a 4%) prevista para terreno plano, ondulado e área com neve. O valor da superelevação mínima na estrada é exatamente igual ou mais próximo do valor da curvatura ou inclinação da estrada para garantir a passagem segura de veículos em movimento rápido e drenar a água da chuva da superfície da estrada.

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