Qual é a zona de tração e compressão na viga neste tópico discutimos sobre o que é zona de tração e zona de compressão em uma viga. Sabemos que a viga é uma estrutura horizontal de CCR em edificação feita de armadura com argamassa de concreto que geralmente transfere a carga que atua sobre ela pela laje para o pilar.
E também saiba que o feixe tem muitos tipos como viga simplesmente apoiada, viga contínua e viga cantilever. Neste tópico detalhamos sobre zona de tensão e zona de compressão em viga simplesmente apoiada e viga em balanço.
Nós sabemos isso A viga simplesmente apoiada tem dois apoios verticais de coluna em cada extremidade e a viga em balanço tem um apoio vertical de coluna em uma extremidade e a segunda extremidade é livre.
Sabemos que vigas simplesmente apoiadas possuem dois apoios verticais de pilar e ancorados em ambas as extremidades. Quando a carga está agindo na viga na direção descendente, podemos ver a imagem como a viga pode dobrar. Devido ao momento de flexão, a parte inferior da viga é puxada para o lado, causando tensão na parte inferior, conhecida como zona de tensão da viga
e ao mesmo tempo a porção superior da viga é comprimida e puxada para dentro causando compressão na porção superior da viga que é conhecida como zona de compressão da viga.
O momento fletor que faz a viga dobrar com a face côncava para cima é conhecido como sagging e é o momento fletor positivo. E há eixo neutro entre a zona de compressão e a zona de tensão.
A parte da face côncava da viga que fica acima do eixo neutro e encurta em relação ao eixo neutro é, portanto, chamada de zona de compressão
e a parte da face côncava da viga que fica abaixo do eixo neutro e tem que se alongar em relação ao eixo neutro, portanto, é chamada de zona de tensão.
◆Você pode me seguir no Facebook e Assine nosso YouTube Canal
Você também deve visitar: -
1) o que é concreto e seus tipos e propriedades
2) cálculo da quantidade de concreto para escada e sua fórmula
Sabemos que a viga em balanço possui um suporte vertical de coluna e ancorado em uma extremidade e a segunda extremidade é livre. Quando a carga está agindo na viga na direção descendente, podemos ver a imagem como a viga pode dobrar. Devido ao momento fletor, a parte inferior da viga é puxada para dentro, causando compressão na parte inferior, conhecida como zona de compressão da viga
e ao mesmo tempo a porção superior da viga é puxada para o lado e alongada causando tensão na porção superior da viga que é conhecida como zona de tensão da viga.
O momento fletor que faz a viga dobrar com a face côncava para baixo é conhecido como Hogging e é o momento fletor negativo. E há eixo neutro entre a zona de compressão e a zona de tensão.
A parte da face côncava da viga que fica abaixo do eixo neutro e encurta em relação ao eixo neutro é, portanto, chamada de zona de compressão
a parte da face côncava da viga que fica para cima em relação ao eixo neutro e tem que se alongar em relação ao eixo neutro, portanto, é chamada de zona de tensão.
Sabemos que há um momento fletor mais alto e concreto fraco na zona de tração da viga, portanto, maior dimensão da armadura e que a quantidade é fornecida na zona de tração da viga e há menor momento fletor e concreto forte presente na zona de compressão da viga, portanto menor dimensão da armadura e quantidade média de aço é fornecida na zona de compressão da viga.
Para vigas simplesmente apoiadas devemos fornecer menor quantidade de armadura na parte superior da viga na zona de compressão e deve fornecer maior quantidade de armadura na parte inferior da viga na zona de tração.
para viga em balanço maior quantidade de armadura fornecida na parte superior da viga que é zona de tração e baixa quantidade de armadura fornecida na parte inferior da viga que é zona de compressão
●Conclusão :- zona de tensão e zona de compressão para vigas simplesmente apoiadas é oposta às vigas em balanço