Por que manivela a barra é usada na barra de laje, Por que usamos manivela laje de uma e duas vias, vamos discutir sobre um tópico muito importante por que a barra de manivela é usada na laje e o que é laje unidirecional e bidirecional.
Quando a carga é aplicada no meio da laje, sua barra de vão mais curta, que é a barra principal, experimenta um momento de flexão positivo para baixo na viga simplesmente apoiada, conhecida como flacidez e a viga simplesmente apoiada, experimenta um momento de flexão negativo na direção ascendente simultaneamente na laje que está Hogging.
Tanto o momento de sagging quanto o de hogging na viga e na laje criam muita tensão na laje que pode levar à falha da laje, para contrariar e equilibrar essa força de compressão criada na manivela da laje. A manivela também é conhecida como barra dobrada
Sabemos que o projeto de armadura de laje é usado em duas categorias
1) laje de sentido único
2) laje em dois sentidos
No projeto de reforço da laje, se a manivela ou a barra dobrada usada em apenas uma direção da laje é conhecida como laje unidirecional. De uma maneira a laje, a laje é suportada pela viga apenas nos dois lados opostos, e a manivela é fornecida na direção mais curta da laje.
Se a relação de vão maior e vão menor for igual ou maior que 2, então aplicamos laje unidirecional significa que a manivela é usada em apenas uma direção na parte superior da barra principal que é dobrada com ângulo de 45 graus ou 30 graus.
No projeto de reforço da laje, se a manivela ou a barra dobrada usada em duas direções da laje é conhecida como laje bidirecional. Na laje de duas vias, a laje é suportada pela viga em todos os quatro lados e a manivela é fornecida na direção mais curta e na extensão mais longa da laje.
Se a relação entre o vão mais longo e o vão mais curto for menor que 2, então aplicamos laje bidirecional significa que a manivela é usada em ambas as direções na parte superior da barra principal que é dobrada com um ângulo de 45 graus ou 30 graus.
◆Você pode me seguir no Facebook e Assine nosso YouTube Canal
Você também deve visitar: -
1) calcular a carga própria da coluna
dois) calcular a carga própria da viga por metro
3) calcular a carga da laje por metro quadrado
4) calcular a carga morta da parede de tijolos por metro
5) capacidade de carga final da coluna
1) o comprimento da manivela é mínimo de cerca de 300 mm, que é aproximadamente 1:10 da barra principal e da barra de distribuição
2) se usarmos barra de aço de 10 e 12 diâm. como barra principal na parte inferior da laje, o espaçamento de centro a centro será de cerca de 6 polegadas e se usarmos 8 mm de diâmetro de barra de aço como barra principal, o espaçamento de centro a centro deve ser de 4 polegadas
3) se usarmos barra de aço de 10 e 12 diâm. como barra de distribuição na parte superior da laje, o espaçamento centro a centro será de cerca de 9 a 12 polegadas e se usarmos 8 mm de diâmetro de barra de aço como barra de distribuição, o espaçamento centro a centro deve ser 7 a 9 polegadas.
1) a manivela é usada para resistir e contrariar o momento fletor positivo que está cedendo e o momento fletor negativo que está acumulando criado na laje e na viga quando a carga é aplicada na laje.
2) a manivela é usada para resistir ao ataque de tensão de cisalhamento e rachadura desenvolvida em maior vão
3) a manivela é usada para aumentar a resistência da laje que aumenta a vida útil e a durabilidade da laje
4) a manivela é usada para combater o risco de falha da laje cair