Qual é a densidade aparente e % de vazios de agregados finos, neste artigo discutimos sobre o que é densidade aparente e % de vazios de agregados miúdos e sua natureza. Como sabemos, a densidade aparente também é chamada de densidade aparente ou densidade volumétrica que não é uma propriedade intrínseca de nenhum material e pode ser alterada dependendo de como o material é manuseado.
A densidade aparente é definida como a razão entre a massa dos agregados miúdos e o volume total que eles ocupam. Volume total significa volume de agregado miúdo, volume de partículas inter entre elas e volume de poros internos presentes em partículas finas. Neste artigo discutir sobre como encontrar a densidade aparente e vazios de agregado miúdo e seu procedimento de teste e também saber sobre o que é densidade aparente solta o que é densidade aparente Rooded, o que é agregado miúdo solto o que é agregado miúdo compactado.
◆Você pode me seguir no Facebook e Assine nosso YouTube Canal
Você também deve visitar: -
1) o que é concreto e seus tipos e propriedades
2) cálculo da quantidade de concreto para escada e sua fórmula
A densidade aparente também é conhecida como densidade aparente ou densidade volumétrica e é propriedade de pó e grânulos finos e outros materiais divididos como minerais, substâncias químicas, ingredientes e alimentos. É definida como a massa de partículas finas de agregado dividida pelo volume total que elas ocupam.
O volume total de agregado miúdo consiste na soma do volume de partículas, volume de interpartículas e volume de poros internos entre partículas. .
A densidade aparente não é uma propriedade intrínseca de nenhum material e pode mudar dependendo de como o material deve ser manuseado. Por exemplo, se despejarmos agregados finos em uma unidade de medição de metal cilíndrico, teremos uma densidade a granel solta e, quando for perturbado com a haste de compactação, o agregado miúdo ficará mais próximo, resultando em maior densidade a granel.
A densidade aparente do agregado miúdo é categorizada em duas categorias, dependendo de como eles podem ser derramados e assentados na unidade de medição de metal cilíndrico
1) Densidade a granel solta
2) Densidade a granel enrijecida
1) Densidade a granel solta :- é a relação entre a massa de agregado miúdo frouxamente empacotado sem compactação ou compactado e o volume total que ocupam.
dois) Densidade a granel enrijecida :- é a relação entre a massa do agregado miúdo compactado compactado com o auxílio de compactação ou rodo para o volume total que ocupam.
Existem dois tipos de agregado miúdo de acordo com a massa e embalagem
1) Agregado frouxamente fino
2) Agregado miúdo compactado
1) Agregado frouxamente fino :- massa de agregados miúdos que são despejados na unidade de medição cilíndrica sem qualquer perturbação ou sedimentação com haste de compactação
dois) Agregado miúdo compactado :- massa de agregados miúdos que são despejados na unidade de medição cilíndrica após perturbação ou sedimentação com haste de compactação.
Qual é a importância de encontrar a densidade aparente do agregado miúdo e a porcentagem de vazios
A densidade aparente do agregado miúdo e sua gravidade específica, juntamente com a densidade aparente do agregado miúdo de cimento e agregado graúdo e a gravidade específica do agregado graúdo e cimento, é bastante útil para encontrar o projeto de concreto misto como M20, M25, M30 e assim por diante.
Quando fazemos o projeto de laje de viga de coluna de estrutura de construção, há exigência de fundição de RCC. a concretagem da mistura de trabalho RCC deve ser preparada no canteiro de obras de acordo com o projeto da mistura de concreto, qual tipo de material deve ser fornecido, e a mistura de concreto preparada deve ser testada no canteiro de obras.
Vazios :- o espaço entre as partículas finas de agregado que não foi ocupado por material sólido que é conhecido como vazios.
O procedimento de teste para encontrar o procedimento de densidade a granel solto está seguindo
1) Aparelho necessário para o teste
a) balança
b) Haste de compactação
c) borda reta
d) Amostra de areia
e) medição cilíndrica de metal de 3 litros de capacidade
f) folha de observação
Vara de compactação :- a haste de compactação é uma barra arredondada de 16 mm de comprimento 600 mm que possui nariz de compactação em uma extremidade e a segunda extremidade é arredondada.
2) primeiro tomamos a capacidade da unidade de medida cilíndrica vazia limpa de 3 litros e pesamos na balança de pesagem.
W1 = peso da unidade de medição metálica cilíndrica vazia = 2,685 kg
3) do que despejamos agregado fino frouxamente embalado em medição de metal vazio com capacidade de 3 litros com a ajuda de colher e areia será derramada no recipiente com altura mínima de 5 centímetros até o topo, agora recipiente preenchido com areia, e cuidado está sendo tomado essa quantidade extra de areia é removida usando uma régua e nivelando a superfície superior do recipiente cheio de areia sem perturbá-lo até o assentamento.
Agora pesou a medida cilíndrica de metal que foi preenchida com areia com auxílio de balança de pesagem e faça sua leitura
W2= peso da medição de metal cilíndrico preenchido com agregado miúdo solto = 6,88 kg
4) agora calculando o peso líquido solto de areia subtraindo o peso de medição de metal cínico vazio do peso de medição de metal cilíndrico preenchido com agregado miúdo solto
Peso líquido solto = 6,88 _ 2,685 kg
Peso líquido solto = 4,195 kg
Volume de areia = 3 litros
Densidade a granel solta = Peso líquido solto/Volume
Densidade a granel solta = 4,195 kg/3 L
Densidade a granel solta = 1,398 Kg/L
1) primeiro tomamos a capacidade da unidade de medida cilíndrica vazia limpa de 3 litros e pesamos na balança de pesagem.
W1 = peso da unidade de medição metálica cilíndrica vazia = 2,685 kg
2) do que despejamos agregado miúdo frouxamente embalado em medição de metal vazio com capacidade de 3 litros com a ajuda de colher em três camadas primeiro enchemos 1/3 da parte do vaso e 25 cursos é aplicado uniformemente distribuído com a ajuda da haste de compactação e depois que 2/3 da parte é preenchida com areia e novamente aplicamos 25 golpes com haste de compactação e as últimas camadas serão despejadas no recipiente com altura mínima de 5 centímetros para o topo,
agora recipiente preenchido com areia e novamente aplicando 25 golpes com haste de compactação sua superfície superior é nivelada igual à altura do metal cilíndrico medido com a ajuda da régua.
Agora pegue o peso da medição de metal cilíndrico preenchido com agregado miúdo compactado com a ajuda da balança de pesagem e faça sua leitura
W2= peso de medição de metal cilíndrico preenchido com agregado miúdo compactado = 7,435 kg
3) agora calculando o peso líquido compactado da areia subtraindo o peso da medição de metal cínico vazio do peso da medição de metal cilíndrico preenchido com agregado miúdo compactado
Peso líquido compactado = 7,435 _ 2,685 kg
Peso líquido compactado = 4,75 kg
Volume de areia = 3 litros
Densidade a granel enrijecida = peso líquido compactado/volume
Densidade a granel em camadas = 4,75 kg/3 L
Densidade a granel em camadas = 1,583 Kg/L
Vazios :- o espaço entre as partículas finas de agregado que não foi ocupado por material sólido que é conhecido como vazios. E a porcentagem de vazios presentes no agregado miúdo é calculada com a ajuda da gravidade específica do agregado miúdo e sua densidade aparente solta pela seguinte fórmula
% de vazios = {(Gs _R)/Gs}×100
Onde Gs = gravidade específica do agregado miúdo e seu valor é 2,62
R = densidade aparente solta do agregado miúdo = 1,398 kg/L
Colocando todos esses valores na fórmula, obtemos
% de vazios = {(2,62 _ 1,398)/2,62}×100
% de vazios = (1,222 /2,62)×100
% de vazios = 0,466×100
Portanto, % de vazios de agregado miúdo = 46,6%