Largura da faixa de rodagem na Índia conforme IRC | largura da faixa de rodagem da estrada nacional (NH), estrada estadual (SH), estrada distrital principal (MDR), estrada distrital outras (ODRs) e estrada da aldeia (VR) | qual a largura de uma rodovia.
Existem vários tipos de estradas no mundo construídas pelo governo central e estadual em áreas urbanas e rurais, como rodovia nacional (NH), rodovia estadual (SH), MDR (estrada principal do distrito), ODR (outra estrada distrital) e estrada da vila (VR). Será construído em área plana ou montanhosa íngreme e montanhosa. Geralmente a estrada nacional construída pelo governo central é composta por 2 pistas, 3 pistas, 4 pistas e 6 pistas. Rodovia estadual, MDR, ODR e estrada de vila construídas pelo Governo do Estado consistem em pista única, 2 pistas, 3 pistas e 4 pistas.
Na Índia, o departamento de construção de estradas criou o Indian Road Congress (IRC). O Indian Roads Congress (IRC) é o Apex Body of Highway Engineers no país que dá as diretrizes, regras e regulamentos de vários tipos de contração de estradas. Ele é atualizado várias vezes com novas diretrizes. Na Índia, todos os assuntos relacionados ao desenho geométrico e estrutura são tratados de acordo com o IRC (Indian Road Congress).
Uma estrada/estrada de rodagem ou uma estrada compreende uma área construída de estrada que usa para tráfego de circulação sobre a qual não há obstrução com quaisquer barreiras físicas ou separação para qualquer veículo transitar paralelamente. A largura da via de transporte é baseada na largura da faixa de tráfego, bem como no número de faixas.
A largura da via de circulação ou a largura do pavimento depende da largura da faixa de tráfego e do número de faixas. A largura de uma faixa de tráfego depende da largura dos veículos e da distância lateral. A folga lateral melhora a velocidade de operação e a segurança.
A largura máxima permitida de um veículo é de 2,44 m e a folga lateral desejável para tráfego de faixa única é de 0,68 m em ambos os lados para permitir cruzamentos e ultrapassagens, portanto, isso exige uma largura mínima de faixa de 3,75 m para tráfego de faixa única.
De acordo com o IRC, a largura máxima permitida de um veículo é de 2,44 m e a folga lateral desejável entre duas faixas é de cerca de 0,53 m em ambos os lados e a folga central é de cerca de 1,06 metros. Isso requer uma largura mínima de pista de 3,5 m.
Na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do Indian Road Congress (IRC), a largura ideal e padrão da faixa de rodagem da estrada ou rodovia para tráfego de pista única deve ser de 3,75 m de largura para NH, SH, MDR e ODRs, para estrada de vila é mantida cerca de 3 metros de largura e para pavimento de 2 pistas ou largura de faixa de rodagem rodoviária deve ser de 7,5m de largura com meio-fio elevado ou 7m sem meio-fio. É mantido em torno de 3,5 m para multi-pista e 5,5 m de largura para transporte intermediário.
Especificação IRC para largura da via de transporte
● Pista única – 3,75 m de largura
● 2 pistas sem meio-fio – 7m de largura
● 2 pistas com meio-fio elevado – 7,5 m de largura
● multipista - 3,5 m de largura
● carro intermediário - 5,5 m de largura
LEIA TAMBÉM:-
Largura da estrada de 4 pistas na Índia conforme IRC
Largura da estrada de 2 (duas) faixas na Índia conforme IRC
Largura da estrada de 3 pistas na Índia conforme IRC
Largura da estrada nacional na Índia conforme IRC
Superelevação máxima e mínima na estrada conforme IRC
Agora sua vez :– se você está feliz em ver esses tópicos, por favor, pessoal, compartilhem e comentem e se você tiver alguma dúvida e pergunta sobre isso, pergunte.