Largura da estrada na Índia conforme IRC

Largura da estrada na Índia conforme IRC | Largura das estradas para a estrada nacional (NH), estrada estadual (SH), estradas principais distritais (MDR), outras estradas distritais (ODRs) e estrada municipal (VR) | padrões de largura da estrada | largura da estrada na Índia.

  Largura da estrada na Índia conforme IRC
Largura da estrada na Índia conforme IRC

Existem vários tipos de estradas no mundo construídas pelo governo central e estadual em áreas urbanas e rurais, como rodovia nacional (NH), rodovia estadual (SH), MDR (estrada principal do distrito), ODR (outra estrada distrital) e estrada da vila (VR). Será construído em área plana ou montanhosa íngreme e montanhosa. Geralmente a estrada nacional construída pelo governo central é composta por 2 pistas, 3 pistas, 4 pistas e 6 pistas. Rodovia estadual, MDR, ODR e estrada de vila construídas pelo Governo do Estado consistem em pista única, 2 pistas, 3 pistas e 4 pistas.

Na Índia, o departamento de construção de estradas criou o Indian Road Congress (IRC). O Indian Roads Congress (IRC) é o Apex Body of Highway Engineers no país que dá as diretrizes, regras e regulamentos de vários tipos de contração de estradas. Ele é atualizado várias vezes com novas diretrizes. Na Índia, todos os assuntos relacionados ao desenho geométrico e estrutura são tratados de acordo com o IRC (Indian Road Congress).



Os principais componentes da rodovia ou via expressa são a largura da via, acostamento, margem da via, separador de tráfego e meio-fio. A área do terreno necessária para a estrada ao longo de seu alinhamento é denominada como direito de passagem.

Rodoviária é definida como a área construída de estrada destinada a veículos ou a parte da ponte/ferrovia utilizada pelo tráfego. É medida distância entre ombro a ombro. É usado para transporte de mercadorias e pessoal de um lugar para outro.

A largura da via ou largura das vias é igual à soma da largura da via ou pavimento (incluindo separadores, se houver) e a largura do acostamento em ambos os lados. Portanto, largura da pista = largura da pista + 2 (largura do acostamento).

A porção pavimentada da rodovia ou estrada sobre a qual o tráfego deve se mover é chamada de pavimento ou faixa de rodagem. A largura do pavimento depende da largura da faixa de tráfego e do número de faixas planejadas para construção. Geralmente a largura da faixa de rodagem é de 3,75 m para tráfego de pista única e 7 m de largura para tráfego de 2 pistas, de modo que cada pista requer largura mínima de 3,5 m.

Acostamentos são previstos ao longo da beira da estrada e destinam-se ao alojamento de veículos parados, servem como faixa de emergência para veículos e fornecem apoio lateral. O ombro deve ser forte o suficiente para suportar o peso do caminhão totalmente carregado, mesmo em condições molhadas. A largura dos ombros deve ser necessária para dar espaço de trabalho. É usado durante cruzamentos e ultrapassagens.

A largura do acostamento da estrada na Índia é de acordo com o IRC: - na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do Indian Road Congress (IRC), a largura do acostamento ideal e padrão da estrada deve ser de 4,6 m e o mínimo é de cerca de 2,5 m de largura em ambos os lados ao longo a beira da estrada. A largura do acostamento da estrada é de 4,125m de largura prescrita para NH/SH, de pavimento de pista única e para 2 pistas deve ser de 2,5m de largura. Para a estrada da aldeia tem 2,25 m de largura.

Largura da estrada na Índia conforme IRC

A largura da estrada na Índia é de acordo com o IRC: - na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do Indian Road Congress (IRC), a largura ideal e padrão da estrada para rodovias nacionais e estaduais deve ser de 12 metros de largura e o mínimo é de cerca de 9 metros de largura para estrada distrital principal (MDR), 7,5 metros de largura para outros distritos (ODRs) e estrada da aldeia (VR). Esta é a largura ideal, desejável e padrão da estrada na Índia.

Largura da estrada para a estrada nacional :- na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do Indian Road Congress (IRC), a largura ideal e padrão da estrada para rodovia nacional e estadual deve ser de 12 metros de largura. Isso inclui largura de 3,75 m para faixa de rodagem e 4,125 m para acostamento em ambos os lados do tráfego de pista única. A largura da estrada é calculada da seguinte forma: -

● Largura da rodovia para pista única em área plana = 3,75m + 2 × 4,125 = 12m

● Largura da rodovia para pista única em área montanhosa íngreme = 3,75 m + 2 × 1,25 = 6,25 m.

● Largura da rodovia para 2 pistas em área plana = 3,5 m × 2 + 2 × 2,5 = 12 m

● Largura da rodovia para 2 pistas em área montanhosa íngreme = 3,5 m × 2 + 2 × 0,90 m = 8,8 metros.

Largura da estrada para MDR :- na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do Indian Road Congress (IRC), a largura ideal e padrão da estrada para a estrada principal do distrito (MDR) deve ter 9 metros de largura. Isso inclui largura de 3,75 m para faixa de rodagem e 2,625 m para acostamento em ambos os lados do tráfego de pista única. A largura da estrada é calculada da seguinte forma: -

● Largura da via MDR para pista única em área plana = 3,75m + 2 × 2,625 = 9m

● Largura da estrada MDR para pista única em área montanhosa íngreme = 3,75 m + 2 × 0,5 = 4,75 m.

Largura da estrada para ODRs :- na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do Indian Road Congress (IRC), a largura ideal e padrão da estrada para outras estradas distritais (ODRs) deve ser de 7,5 metros de largura para pista única e 9m de largura para tráfego de 2 pistas. Isso inclui largura de 3,75 m para faixa de rodagem e 1,875 m para acostamento em ambos os lados do tráfego de pista única. A largura da estrada é calculada da seguinte forma: -

● Largura da via ODR para pista única em área plana = 3,75m + 2 × 1,875m = 7,5m

● Largura da via ODR para pista única em área montanhosa íngreme = 3,75 m + 2 × 0,5 = 4,75 m.

LEIA TAMBÉM:-

Largura da estrada de 4 pistas na Índia conforme IRC

Largura da estrada de 2 (duas) faixas na Índia conforme IRC

Largura da estrada de 3 pistas na Índia conforme IRC

Largura da estrada nacional na Índia conforme IRC

Superelevação máxima e mínima na estrada conforme IRC

Largura da estrada para VR :- na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do Indian Road Congress (IRC), a largura ideal e padrão da estrada para a estrada da vila (VR) deve ser de 7,5 metros de largura para pista única. Isso inclui largura de 3 m para a faixa de rodagem e 2,25 m para acostamento em ambos os lados do tráfego de pista única. A largura da estrada é calculada da seguinte forma: -

● Largura da via VR para pista única em área plana = 3m + 2 × 2,25m = 7,5m

● Largura da via VR para pista única em área montanhosa íngreme = 3m + 2 × 0,5 = 4 metros.

Postagens mais importantes:―

  1. Superelevação máxima e mínima na estrada conforme IRC
  2. Largura do direito de passagem (RoW) na Índia conforme IRC
  3. Largura da estrada de 3 pistas na Índia conforme IRC
  4. Largura padrão da estrada | largura padrão da via rodoviária
  5. Largura da estrada nacional na Índia conforme IRC