Largura da estrada de 4 pistas na Índia conforme IRC | Largura da faixa de rodagem de 4 faixas | largura do acostamento para estrada de quatro pistas | largura da estrada para quatro pistas.
O departamento de construção de estradas na Índia criou o Indian Road Congress (IRC). O Indian Roads Congress (IRC) é o Apex Body of Highway Engineers no país que dá as diretrizes, regras e regulamentos de vários tipos de contração de estradas. Ele é atualizado várias vezes com novas diretrizes. Na Índia, todos os assuntos relacionados ao desenho geométrico e estrutura são tratados de acordo com o IRC (Indian Road Congress).
Existem vários tipos de 4 Lane Road na Índia construídos pelo governo central e estadual em áreas urbanas e rurais, como National Highway (NH), State Highway (SH) e MDR. Será construído em área plana ou montanhosa íngreme e montanhosa.
A rodovia com duas faixas para tráfego em cada direção é chamada de estrada de 4 faixas únicas. Estrada de 4 pistas única ou estrada de quatro pistas é uma estrada que permite viagens e tráfegos de mão dupla, duas pistas em cada direção, 2 pistas usadas para tráfego de entrada e outras 2 pistas usadas para tráfego de chegada e geralmente presença de barreira mediana e meio-fio em centro e largura suficiente dos ombros na lateral. É largo o suficiente para permitir que todos os tipos de veículos passem uns pelos outros. Uma estrada de 4 pistas consiste em três vias principais (quatro pistas) para circulação e tráfego, barreira mediana e meio-fio no centro e acostamento para os veículos pararem e acomodação.
A largura de uma estrada de quatro pistas consiste na largura da faixa de rodagem, largura do meio-fio e do meio-fio e largura da margem. A largura da margem compreende a largura do acostamento pavimentado e o acostamento não pavimentado. Uma faixa de rodagem geralmente consiste em um número de faixas de tráfego juntamente com qualquer acostamento associado. Margem da estrada é a porção da estrada além da faixa de rodagem.
As barreiras medianas separam fisicamente dois tráfegos opostos e ajudam a parar os veículos que trafegam em faixas de tráfego opostas. Eles são frequentemente construídos no centro de grandes vias urbanas de várias faixas, onde podem ser usados para impedir que os pedestres cruzem a estrada em locais inseguros. A largura da mediana é de cerca de 4 metros.
Os freios são o componente de uma estrada rodoviária. Um meio-fio também denominado como meio-fio é um membro vertical ou inclinado fornecido ao longo da borda de um pavimento ou ombro para dar força e proteger a borda do pavimento. A largura da timidez do meio-fio é de cerca de 0,5 metros em ambos os lados.
Acostamentos são previstos ao longo da beira da estrada e destinam-se ao alojamento de veículos parados, servem como faixa de emergência para veículos e fornecem apoio lateral. O ombro deve ser forte o suficiente para suportar o peso do caminhão totalmente carregado, mesmo em condições molhadas. A largura do ombro deve ser necessária para dar espaço de trabalho, a largura ideal do ombro deve ser de 4,6 m e o mínimo é de cerca de 2,5 m. A largura do ombro também depende do espaço disponível e da elevação da superfície, como área plana, montanhosa, íngreme ou montanhosa. Na área de montanha é bastante difícil construir uma estrada de modo que a largura do acostamento seja minimizada e sua largura seja menor do que na área plana.
Largura da faixa de rodagem ou largura do pavimento em que os veículos circulam, dependendo da largura da faixa de tráfego e do número de faixas. Largura da faixa de tráfego em função da largura dos veículos e da distância lateral. A folga lateral melhora a velocidade de operação e a segurança dos veículos.
De acordo com o IRC, a largura máxima permitida de um veículo é de 2,44 m e a folga lateral desejável entre duas faixas é de cerca de 0,53 m em ambos os lados e a folga central é de cerca de 1,06 metros. Isso requer uma largura mínima de pista de 3,5 m.
A largura da pista adotada para a rodovia nacional na Índia é de 3,5 metros. Assim a largura total de quatro rodovias de 4 pistas se torna 14 metros. Além disso, de acordo com o Indian Road Congress, a mediana é de cerca de 4 metros de largura, o meio-fio de 0,5 metro e o acostamento de 4 metros de largura devem ser fornecidos em cada lado para a estrada de 4 pistas, de modo que a largura total da estrada de 4 pistas se torne 27 metros. Cálculo matemático, como largura da faixa de rodagem de 4 faixas 3,5 × 4 = 14 m, largura de dois ombros 4 × 2 = 8 m, largura do meio-fio 0,5 × 2 = 1 m, uma largura mediana = 4 m, então a largura total da estrada de 4 faixas é 14 + 8 + 1 + 4 m = 27 metros.
Na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do IRC, a largura de uma estrada ou rodovia de 4 ou quatro pistas é de cerca de 26 a 27 metros de largura. Isso inclui 14 m de faixa de rodagem, 2,5 m de acostamento pavimentado e 1,5 m de acostamento de terra em cada lado, 4 metros de largura mediana no centro e meio-fio de 0,5 m em ambos os lados. Portanto, enquanto a largura visível é de 27 metros, sua largura real pode ser de até 45 metros. Um pouco mais de largura é ocupado pelo aterro sobre o qual a estrada é construída.
Especificação IRC para 4 Lane Road para rodovia nacional (NH) e rodovia estadual (SH)
● largura da faixa de rodagem - 14 m para 4 pistas
● largura mediana da barreira - 4m
● timidez do freio – 0,5 m (em ambos os lados)
◆ largura dos ombros – 4 m (em ambos os lados)
● largura da via até 45 m
● largura da estrada de 4 pistas para rodovia nacional (NH) e rodovia estadual (SH) - 27 m
Largura de uma faixa de rodagem para a 4 Lane Road
Na Índia, de acordo com as diretrizes do Indian Road Congress (IRC), adotou a largura da pista para a rodovia nacional de 3,5 m. Assim, a largura total da rodovia de 4 (quatro) pista ou estrada se torna 14 metros. Assim, a largura de uma faixa de rodagem para a 4 Lane Road é de cerca de 14 metros de largura. Além destes 4 metros de largura mediana no centro e meio-fio de 0,5 m em ambos os lados é fornecido
Largura do acostamento para Four Lane Road
De acordo com as diretrizes do Indian Road Congress (IRC) para estradas de 4 ou quatro pistas, a largura do acostamento varia entre 3,5 m a 4 m de largura em ambos os lados para NH e SH, dependendo de certas condições, como elevação da superfície do solo, planície , áreas montanhosas, íngremes ou montanhosas. Em área plana para rodovia nacional e estadual, a largura do acostamento deve ser adequada para dar espaço de trabalho, devendo ter 4 m de largura em ambos os lados.
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Largura da mediana para quatro Lane Road
De acordo com as diretrizes do Indian Road Congress (IRC) para 4 ou quatro Lane Road, a largura do canteiro central é de 4 m de largura, fornecida no centro para NH e SH, dependendo de certas condições. É uma barreira que separa fisicamente dois tráfegos opostos e ajuda a parar os veículos que trafegam em faixas de tráfego opostas.
Largura do meio-fio para Four Lane Road
De acordo com as diretrizes do Indian Road Congress (IRC) para 4 ou quatro Lane Road, a largura do meio-fio ou meio-fio é de 0,5 m de largura em ambos os lados para NH e SH, dependendo de certas condições. É um membro inclinado fornecido ao longo da borda de um pavimento ou ombro para dar resistência e proteger a borda do pavimento.