Largura da estrada de 3 faixas na Índia conforme IRC | largura da faixa de rodagem de três faixas | largura do acostamento para estrada de 3 pistas | largura da estrada para três pistas.
O departamento de construção de estradas na Índia criou o Indian Road Congress (IRC). O Indian Roads Congress (IRC) é o Apex Body of Highway Engineers no país que dá as diretrizes, regras e regulamentos de vários tipos de contração de estradas. Ele é atualizado várias vezes com novas diretrizes. Na Índia, todos os assuntos relacionados ao desenho geométrico e estrutura são tratados de acordo com o IRC (Indian Road Congress).
Existem vários tipos de estradas na Índia construídas pelo governo central e estadual em áreas urbanas e rurais, como rodovia nacional (NH), rodovia estadual (SH), estrada distrital principal (MDR), outra estrada distrital (ODR). Será construído em área plana ou montanhosa íngreme e montanhosa.
Estrada de 3 pistas ou estrada de três pistas é uma estrada que permite viagens e tráfegos de mão dupla, geralmente não tem barreira mediana, uma pista usada para vir e outra é usada para ir e a pista lateral é usada para parada e estacionamento. Três faixas consistem em duas faixas laterais com largura de 3,75 m e faixa central com 3,5 m de largura. É largo o suficiente para permitir que todos os tipos de veículos passem uns pelos outros.
A distância entre os locais de passagem varia consideravelmente, dependendo do terreno e do volume de tráfego na estrada. Uma estrada de 3 faixas consiste em dois componentes principais de faixas de rodagem (três faixas) para viagens e tráfego e acostamento para veículos para parar e acomodação.
A largura de uma estrada de três pistas consiste na largura da faixa de rodagem e na largura da margem. A largura da margem compreende a largura do acostamento pavimentado e o acostamento não pavimentado. Uma faixa de rodagem geralmente consiste em um número de faixas de tráfego juntamente com qualquer acostamento associado. Margem da estrada é a porção da estrada além da faixa de rodagem.
Acostamentos são previstos ao longo da beira da estrada e destinam-se ao alojamento de veículos parados, servem como faixa de emergência para veículos e fornecem apoio lateral. O ombro deve ser forte o suficiente para suportar o peso do caminhão totalmente carregado, mesmo em condições molhadas. A largura do ombro deve ser necessária para dar espaço de trabalho, a largura ideal do ombro deve ser de 4,6 m e o mínimo é de cerca de 2,5 m. A largura do ombro também depende do espaço disponível e da elevação da superfície, como área plana, montanhosa, íngreme ou montanhosa. Na área de montanha é bastante difícil construir uma estrada de modo que a largura do acostamento seja minimizada e sua largura seja menor do que na área plana.
Largura da faixa de rodagem ou largura do pavimento em que os veículos circulam, dependendo da largura da faixa de tráfego e do número de faixas. Largura da faixa de tráfego em função da largura dos veículos e da distância lateral. A folga lateral melhora a velocidade de operação e a segurança dos veículos.
De acordo com o IRC, a largura máxima permitida de um veículo é de 2,44 m e a folga lateral desejável para estrada de duas faixas é de cerca de 0,53 m em ambos os lados e a folga central é de cerca de 1,06 metro. Isso exige uma largura mínima de pista de 3,5 m, então para uma estrada de três pistas sem meio-fio ela terá 10,5 m de largura e com meio-fio exigirá 11 m de largura.
Na Índia, de acordo com as regras e diretrizes do IRC, a largura de uma estrada de 3 ou três ou três pistas para a faixa de rodagem é mantida em torno de 11 metros de largura sem meio-fio e com meio-fio será de 11,5 metros de largura para Rodovia Nacional (NH), rodovia estadual (SH ), estrada distrital principal (MDR) e outra estrada distrital (ODR). A largura do acostamento para a estrada de 3 faixas é mantida com um máximo de 4,6 m de largura em ambos os lados e um mínimo de 2,5 m de largura, de modo que a largura máxima da estrada (largura da faixa de rodagem + largura do acostamento) para a estrada de três faixas seja de cerca de 16 m de largura e no mínimo de 13 metros, dependendo da elevação da superfície, como planícies, montanhas ou áreas montanhosas.
LEIA TAMBÉM:-
Largura da estrada de 4 pistas na Índia conforme IRC
Largura da estrada de 2 (duas) faixas na Índia conforme IRC
Largura da estrada de 3 pistas na Índia conforme IRC
Largura da estrada nacional na Índia conforme IRC
Superelevação máxima e mínima na estrada conforme IRC
Especificação do IRC para estrada de 3 pistas para rodovia nacional (NH) e rodovia estadual (SH)
● largura da faixa de rodagem – 11 m sem meio-fio e 11,5 metros com meio-fio
◆ largura dos ombros em área plana – 2,5 m (em ambos os lados)
● largura do ombro na montanha ou área montanhosa – 0,90 m (em ambos os lados)
● largura da pista na área plana é a soma da largura da pista e largura do acostamento = (2 × 2,5) + 11 = 16 metros
● largura da estrada na área de montanha é a soma da largura da faixa de rodagem e largura do acostamento = (2 × 0,90) + 11 = 13 metros.