Espaçamento dos estribos conforme IS 456

Espaçamento dos estribos conforme IS 456 | espaçamento entre estribos em viga | espaçamento entre estribos na coluna | espaçamento dos estribos junto ao suporte é | espaçamento de estribos em uma viga retangular é.





Os estribos têm vários nomes como anel, elo, dormentes laterais e estribos verticais. Algumas pessoas na língua local dizem que é “anel”, do ponto de vista técnico é também chamado de tirantes laterais se for usado para coluna e estribo vertical quando usado para viga armada.

O espaçamento entre estribos na coluna varia nas extremidades e na parte central. Geralmente os tirantes laterais são espaçados nas extremidades quando comparados com a parte do meio isso é feito de forma a superar a flambagem do pilar. O espaçamento também depende do projeto do pilar, como forma do pilar e diâmetro da armadura de aço utilizada.



Uma das funções importantes para fornecer reforço lateral ou tirantes laterais em pilares é manter o reforço primário no lugar antes e durante a concretagem. As barras longitudinais que são usadas para a coluna podem ter até 12 metros ou 40 pés e oscilariam em qualquer direção aleatória se não fossem amarradas. Assim, podemos dizer que o reforço lateral ou tirantes é usado para amarrar barras individuais e, portanto, o nome tirantes.

O espaçamento entre estribos na viga varia nas extremidades e na parte central. Geralmente os estribos verticais são espaçados nas extremidades quando comparados com a parte do meio isso é feito de forma a superar as fissuras de cisalhamento na viga que podem resultar em falha.



O termo estribos é utilizado para definir a armadura transversal fornecida em viga onde o modo primário de transferência de carga é por flexão e cisalhamento. Aqui, o requisito de armadura transversal é evitar trincas de cisalhamento na viga que podem resultar em falha. Assim, eles fornecem resistência ao cisalhamento adicional ao concreto e são projetados de acordo.

Como a exigência de resistência ao cisalhamento é maior nos apoios do que no centro, o espaçamento dos estribos diminui em direção ao final da viga.



Espaçamento mínimo e máximo entre estribos em viga e coluna

Espaçamento dos estribos conforme código IS :- conforme disposição do código IS 456, o espaçamento dos estribos em viga e pilar reforçados deve ser menor dimensão lateral de viga e pilar ou 16× diâmetro da menor barra longitudinal ou 300mm. Suponha que as dimensões da viga sejam 250 × 300mm, sua dimensão lateral mínima seja 250mm ou 10″, então você deve ter espaçamento entre estribos a 250mm ou 10″ de distância. Então você deve usar [e-mail protegido] ″C/C para estribo.

Espaçamento entre estribos na viga :- conforme regras e diretrizes gerais, o espaçamento máximo entre estribos na viga não deve ser superior a 300mm ou 12″ e o mínimo não deve ser inferior a 100mm ou 4″. No espaçamento padrão geral de 6″ a 7″ (150 – 180mm) entre estribos fornecidos no meio e 4″ a 5″ (100 – 125mm) no suporte final da viga.

Espaçamento entre estribos na coluna :- conforme regras e diretrizes gerais, o espaçamento máximo entre estribos na coluna não deve ser superior a 300mm ou 12″ e o mínimo não deve ser inferior a 100mm ou 4″. No espaçamento padrão geral de 6″ a 7″ (150 – 180mm) entre os estribos fornecidos no meio e 4″ a 5″ (100 – 125mm) no suporte final da coluna.



O espaçamento dos estribos próximo à extremidade do apoio é mínimo devido às forças de cisalhamento máximas dos apoios. Geralmente espaçamento mínimo de 6' a 7' (150 – 180mm) fornecido para a extremidade de apoio entre estribos para viga retangular e coluna.

O espaçamento dos estribos em vigas retangulares é máximo no meio do vão e mínimo na extremidade do suporte. Isso ocorre porque as forças de cisalhamento diminuem gradualmente em direção ao meio do vão e tornam-se zero no centro e mais altas nos apoios das extremidades. Assim, o espaçamento máximo de 300 mm previsto entre estribos no meio do vão da viga e do pilar e mínimo de 100 – 150 mm nos apoios de extremidade.

Conforme disposição do código, o espaçamento dos estribos deve ser mínimo entre: 1) Dimensão lateral mínima do pilar, 2) 16 vezes o diâmetro da barra principal longitudinal e 3) Não superior a 300 mm c/c.



Conclusão :-
De acordo com a disposição do código IS 456, o espaçamento máximo entre estribos não deve ser superior a 300mm ou 12″ e é mínimo de 100mm ou 4″ fornecido em viga e coluna

Postagens mais importantes:―

  1. O melhor cimento para construção de lajes de telhado rcc na Índia, Bihar e Jharkhand
  2. Quantos tijolos são necessários em 1 latão?
  3. Cálculo de aço para detalhes de vigas e armaduras de vigas
  4. O que é M-Sand & River Sand | areia M vs areia do rio
  5. Qual é a diferença entre cobertura nominal de cobertura transparente e cobertura efetiva em RCC