Diferença entre curvatura e superelevação na estrada

Diferença entre curvatura e superelevação na estrada | Camber vs superelevação.

Camber e superelevação na estrada é a parte importante da estrada ou largura da formação. Camber é fornecido no centro da faixa de rodagem para drenar a água da chuva da superfície da estrada. A superelevação é fornecida na borda da estrada em curva ou pavimento para garantir a passagem segura de veículos motorizados em movimento rápido sem capotamento ou derrapagem.

Camber é definido como a inclinação da estrada fornecida à superfície da estrada na direção transversal para drenar o dreno da superfície e a água da chuva da superfície da estrada e também garantir que os veículos sejam regulados com segurança para a faixa adequada. Também é conhecido como a inclinação transversal da estrada. É geralmente expresso em fração e em porcentagem, como 1 em n ou X%.



  Diferença entre curvatura e superelevação na estrada
Diferença entre curvatura e superelevação na estrada

Objetivos principais e finalidade de fornecer curvatura na estrada para que os veículos sejam regulados para as faixas adequadas, escoando o dreno superficial e as águas pluviais da superfície da estrada e, portanto, tornando-a mais durável. Também ajuda na proteção do subleito por meio de drenagem adequada e, portanto, torna a superfície da estrada ou pavimento mais impermeável e secagem rápida do pagamento, o que, por sua vez, aumenta a segurança.

Geralmente existem três tipos de cambagem é fornecida em todos os tipos de estrada aqueles que são feitos de cimento estrada de concreto, estrada betuminosa, estrada de cascalho e estrada de terra. Três tipos de curvatura são a curvatura reta, a curvatura parabólica e a curvatura mista. É categorizado de acordo com a forma.

Quando qualquer veículo motorizado, como caminhões, ônibus, motocicletas e outros, está se movendo horizontalmente em uma superfície curva de estrada ou pavimento, eles experimentam uma força externa conhecida como força centrífuga. A fim de neutralizar o efeito da força centrífuga que atua nas rodas do veículo, a borda externa do pavimento ou estrada é elevada em relação à borda interna da estrada. Esta inclinação transversal proporcionada à superfície do pavimento ou estrada é conhecida como superelevação. Também é conhecido como Cant ou Banking.

A superelevação na estrada é definida como a inclinação transversal fornecida à parte da curva da estrada na qual a borda externa da estrada ou pavimento é elevada em relação à borda interna. Assim, proporciona uma inclinação transversal em toda a extensão da curva da estrada para garantir a passagem segura de veículos em movimento rápido sem capotamento e derrapagem.

Diferença entre curvatura e superelevação na estrada

A principal diferença entre curvatura e superelevação na estrada é que a curvatura é a inclinação da estrada fornecida à superfície da estrada em que o centro da estrada é ligeiramente elevado e a borda da estrada é mantida mais estreita, é fornecida na direção transversal para drenar a água da chuva da superfície da estrada, enquanto a superelevação na estrada é a inclinação transversal fornecida à parte curva da estrada na qual a borda externa da estrada ou pavimento é elevada em relação à borda interna para garantir a passagem segura de veículos em movimento rápido sem capotamento e derrapagem.

Camber vs superelavation

● A curvatura é a inclinação da estrada em que o centro da estrada é elevado e a borda externa é mantida fina, enquanto a superelevação é a inclinação da estrada na qual a borda externa da estrada ou pavimento é elevada em relação à borda interna.

● A curvatura é fornecida no centro da estrada para drenar a água da chuva da superfície da estrada, enquanto a superelevação é fornecida na estrada curva para garantir a passagem segura de veículos em movimento rápido sem capotar e derrapar.

● Na Índia, de acordo com as regras e diretrizes recomendadas pelo Indian Road Congress (IRC), os valores ideais e padrão de curvatura ou inclinação da estrada para rodovia nacional e estadual Concreto betuminoso/cimento Estrada ou pavimento variam entre 1,7% a 2% ( 1 em 60 a 1 em 50), enquanto a superelevação máxima na estrada é de 1 em 15 ou 4° ou 7% prevista para terreno plano, ondulado e área com neve.

● O valor da curvatura é menor que a superelevação na estrada. O valor máximo de curvatura é de cerca de 4%, enquanto o valor máximo permitido de superelevação é de cerca de 10%.

Postagens mais importantes:―

  1. Quanto aço é necessário para uma laje de 800 pés quadrados
  2. Quantos sacos de concreto eu preciso para uma laje 12×16
  3. Quanto custa construir uma sala de 20'×20'
  4. Relação areia-cimento gesso | gesso e seus tipos
  5. Como calcular o comprimento de corte da barra dobrada (barra de manivela)